O Feng Shui é uma técnica de harmonização chinesa com mais de 2.000 anos. A técnica aplica princípios sutis, todos baseados em observações do fluxo da natureza, e assim fazem toda a diferença na hora de habitar um espaço, pois qualquer intervenção na paisagem ou no entorno afeta a vida do ser humano, psíquica ou fisicamente.

 

 

 

Fluidez da energia: se o ambiente for permeado por luz natural e troca de ar, já temos um ambiente potencialmente saudável. Ainda visando a fluidez da energia, devemos priorizar a limpeza, ordem, organização, desapego e simplicidade.

Posições de conforto e proteção: este princípio é conhecido como “Os Animais Sagrados”, e traz a importância de ter certas disposições no layout para que possamos relaxar e aproveitar o ambiente, como uma boa proteção às costas, um certo amparo nas laterais e a frente sempre livre. Saiba mais sobre eles neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=z1FpjO_KZ8w

Yin e Yang: princípio aplicado à toda natureza, que incessantemente passa por transformações e ciclos. Nos ambientes, temos esta dinâmica na introspecção dos dormitórios, que ascende para a dinâmica do living e cozinha, traduzindo nos espaços essas transformações, que interferem em nossas ações.

Até aqui, uso estes princípios em meus projetos para que os ocupantes do imóvel sintam bem-estar e fluidez no uso dos espaços.
A partir do próximo princípio, a análise do Feng Shui começa a ficar mais complexa e eu indico a consultoria da Taciana Bernardi, que faz a análise completa e minuciosa do imóvel. Vou deixar aqui o link de um vídeo explicativo de como funciona a consultoria de Feng Shui: 
https://www.youtube.com/watch?v=Vy5M9fqLFVU

 

 

Os Cinco Elementos: são a representação das 05 formas de energia e da interação entre elas:

– ascendente- Fogo
– estável- Terra
– concentração- Metal
– descendente- Água
– expansiva- Madeira

Assim, se um ambiente é demasiadamente Fogo, para equilibrarmos esta energia, devemos fazer uso do elemento Água ou Terra, dependendo de cada situação e análise do Mapa Natal, já que pela interação dos elementos, o elemento Água apaga o Fogo e o elemento Terra reduz o Fogo. Aqui entramos na escolha das cores e formas que irão neutralizar, dissipar ou fortalecer a energia de cada ambiente, de acordo com cada Mapa Natal de cada imóvel.

Ba Guá e as 08 Direções: de acordo com a filosofia chinesa, existem oito direções para as quais a energia pode fluir. Cada direção está ligada à um trigrama, à um dos cinco elementos, à um número do quadrado mágico, à uma cor. Cada direção tem ainda suas características e afinidades, e na sua dualidade, possuem seus aspectos positivos (em equilíbrio) e negativos (em excesso), os quais devem ser equilibrados para que prevaleça a harmonia.
A metodologia aplicada na análise é o método Xuan Kong da Escola da Bússola.